Creme de confeiteiro

Também conhecido como Crème Pâtissière é conhecido aqui no Japão como Custard Cream, o (com sotaque japonês) kasutaado kuriimu (カスタード・クリーム).
  • 500 ml de leite
  • 100 g de açúcar
  • 1 fava de baunilha cortada ao meio no sentido do comprimento
  • 6 gemas
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo (Hakurikiko)
  • 60 g de manteiga sem sal
  • 1 pitada de sal
Aqueça o leite, 50 g de açúcar e a fava de baunilha em fogo médio.

Bata as gemas e o açúcar restante até obter um creme esbranquiçado. Misture a farinha e o sal.

Quando o leite ferver, retire a panela do fogo e remova a fava de baunilha. Adicione metade do leite quente, bem devagar, sobre a mistura de gemas, mexendo o tempo todo. Agora coloque toda a mistura de gemas na panela com o leite em fogo médio.

Mexa até engrossar.  Eu uso um fouet, mas pode usar uma espátula ou uma colher de pau.

Retire o creme do fogo e acrescente a manteiga.

Se gostar de um creme mais liso, passe por uma peneira. Coloque em uma tigela e cubra com filme plástico para evitar que forme película.  Use gelado.

Use para rechear bolos, cupcakes, sonhos, carolinas, tortas, crepes, folhados ou, como aqui em casa, coma puro ^^

Nota:
  1. Se não tiver fava de baunilha coloque 1 colher (chá) de essência de baunilha.
  2. O sal serve para dar um realce, não precisa por se não quiser.  Eu gosto de por.
  3. Tirar o sal e usar manteiga com sal fica salgado demais, eu não gosto.  Mas isso depende do seu paladar, talvez você goste.
  4. Se retirar a película das gemas fica mais liso e com menos cheiro de ovo.  Pode passar na peneira se achar mais fácil, mas eu não faço isso.
  5. Como fica um creme durinho acho mais fácil colocar no saco de confeitar para poder rechear meus doces.

Imprimir artigoGuardar como PDF

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

  © Blogger template Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP