Chocolate para cobertura

Uma pergunta que muita gente me faz é qual chocolate eu uso para fazer coberturas.  A maioria me deixou emails inválidos e minhas respostas acabaram voltando.  Há muito tempo penso em fazer um post sobre o assunto mas...

Hoje, graças à Fabiana do blog Sonho Doce, Sonho resolvi deixar a preguiça de lado e botei a mão na massa.  Eu tinha um monte de fotos que tirei no mercado para ilustrar mas  infelizmente acabei perdendo quando apaguei meu HD externo sem querer =/

Apesar de ter muitas e muitas marcas eu gosto de usar essa.

Sweet
Extra Bitter
Milk

White

Agora vamos às explicações.

Sweet (スイート - Suiito) é o chocolate amargo, também chamado de Bitter (ビター - Bitaa).
Extra Bitter (エキストラビター - Ekisutora Bitaa) é o chocolate extra amargo.
Milk (ミルク - Miruku), como o nome já diz, é o chocolate ao leite.
White (ホワイト - Howaito), chocolate branco.

Existe o semi sweet que eu imagino ser o meio amargo, mas nunca vi vendendo e experimentando o sweet, tenho quase certeza que se trata do meio amargo que eu costumava usar no Brasil.

Eu gosto particularmente de usar o sweet.  Essa marca é um pouco cara, uma barra de 500 g custa em torno de ¥1.200.  O extra bitter costuma ser o mais caro, mas não tenho o costume de usar por ser extremamente amargo.  O branco dificilmente eu acho e acabo usando um de pastilhas.


Aqui tem uma boa seleção dos tipos de chocolate para cobertura que se encontram nos mercados.

Uso para fazer coberturas, ganaches, recheios, bombons... Ele não é hidrogenado e necessita de temperagem senão fica esbranquiçado.

O chocolate hidrogenado, que até pouco tempo atrás eu não conhecia >.<, é coisa rara de se encontrar nos mercados.

Chama-se コーティング用チョコ ノンテンパー型 (Kootingu you choco non tempaa gata). Traduzindo ao pé da letra ficaria 'Chocolate para cobertura sem temperagem'. Bom, imagino que seja o chocolate hidrogenado porque tem baixa porcentagem de cacau, o sweet tem 21% e o branco 7,5%.  Temperagem em japonês é テンパリング (Temparingu, que imagino venha do inglês tempering).

Achei vendendo em 2 sites se alguém se interessar em comprar.

O sweet aqui e aqui e o branco, aqui e aqui.  Achei barato, quase metade do preço do chocolate que eu uso, não vi quanto cobram de frete, mas fiquei pensando: Será que é gostoso?  Porque, até onde eu saiba, nunca comi chocolate hidrogenado XD

Para quem não sabe o que é a temperagem, dá uma olhadinha aqui.



Tenho que me redimir e corrigir uma injustiça que escrevi aqui.

Havia um chocolate para cobertura no mercado que eu sempre olhava e nunca comprava.  Nunca nem peguei a lata para ver se era bom ou não.  Depois de fazer esse post achei bom olhar todas as opções que tenho nos lugares que costumo fazer compras.  E qual não foi minha surpresa em constatar que tem chocolate hidrogenado aqui >.<

Como desculpa tenho apenas a dizer que, como já falei antes, até pouco tempo eu não conhecia a versão hidrogenada do produto.

Comprei mas não usei ainda.  O cheiro é de chocolate com gordura e o preço é o mesmo do chocolate.  Achei apenas a versão sweet.


Imprimir artigoGuardar como PDF

Related Posts with Thumbnails

Seguidores

  © Blogger template Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP